Manutenção de persianas: tudo o que você precisa saber

Aprenda como realizar a manutenção de persianas com dicas simples e úteis

As persianas são itens decorativos, mas que possuem funções específicas para o dia a dia, como diminuir a claridade no ambiente, dar mais privacidade e segurança às pessoas. Contudo, para que que sejam funcionais, é preciso realizar a manutenção de persianas adequada. 

Uma persiana com a manutenção em dia, além de funcional, é com certeza mais bonita, aliando, assim, funcionalidade e beleza, características imprescindíveis a qualquer modelo de persiana. 

Então, para ajudá-los, listamos tudo o que você precisa saber para manter em dia a manutenção de persianas. Confira! 

Limpando as persianas adequadamente

Uma persiana funcional e bonita precisa estar apresentável, não é mesmo? Por esse motivo, manter a limpeza em dia é fundamental.

Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas acerca da melhor maneira de realizar a limpeza e manutenção das persianas. 

Manutenção de persianas: tudo o que você precisa saber!

A primeira coisa que você deve ter em mente é que, via de regra, NÃO se lava a persiana. 

As persianas não devem ser lavadas (pelo menos não periodicamente) pois, ao entrar em contato com a água, elas podem perder sua forma e estragar, afetando sua funcionalidade – sistema de abrir e fechar. 

Portanto, a melhor maneira de realizar a limpeza das persianas é com o auxílio de panos umedecidos, aspirador de pó e espanadores. 

O aspirador e os espanadores são uma ótima opção para eliminar a sujeira superficial, como excesso de poeira e demais resíduos. 

Já o pano umedecido é mais recomendado para limpezas um pouco mais profundas. Para realizar a manutenção, basta umedecer um pano limpo, de tecido macio, e passar delicadamente nas lâminas. 

Lubrifique a persiana

Muitos modelos de persianas precisam ser lubrificados com uma determinada frequência, para garantir maior durabilidade dos componentes internos, bem como manter o funcionamento adequado.

Para garantir uma boa lubrificação, consulte informações sobre o modelo da persiana com a fabricante ou com a empresa fornecedora

Por fim, caso precise de fato lubrificar a persiana, pode-se usar vaselina vegetal para realizar a manutenção. 

Jamais use produtos químicos ou higienizador a vapor

Os produtos químicos e os higienizadores a vapor podem danificar definitivamente as persianas. Por isso, ao fazer a manutenção, passe longe desses itens. 

Os produtos químicos podem tirar toda a coloração original e causar manchas. Já os higienizadores a vapor, por funcionarem à base de altas temperaturas, podem danificar a estrutura das persianas. 

Portanto, lembre-se de não optar pelos produtos químicos e higienizadores a vapor. 

Consulte uma empresa especializada para consertos

Quando a persiana apresenta falhas ou defeitos, o ideal é procurar o suporte de uma empresa especializada em manutenção de persianas.

Em muitos casos, somente uma empresa tem a capacidade de oferecer um conserto adequado, como realizar a troca de trilhos, substituição de suporte e muito mais. 

Quanto ao preço da manutenção de persianas, saiba que existem diversos fatores que alteram o valor do serviço, desde o tamanho da cortina até o tipo de conserto.

Então, se tiver dúvidas, entre em contato com uma empresa, faça um orçamento e tire suas dúvidas para evitar qualquer problema.

Manutenção de persianas: faça sempre

Agora que conhece algumas valiosas dicas para realizar a manutenção da persiana, fica mais fácil garantir um produto com longa vida útil e aparência agradável. 

Para ler mais dicas, acompanhe o blog da Atenas Decor. Até a próxima!


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *