Conheça as melhores dicas para escolher o piso ideal do seu projeto
Saber como escolher o piso ideal para seu projeto é fundamental para deixar o ambiente com a cara que deseja. Afinal, uma escolha equivocada pode ser desastrosa, sobretudo porque, além de não deixar o espaço de acordo com suas preferências, outra reforma pode encarecer bastante a reforma ou obra.
Por esse motivo, o processo de escolha deve ser feito de maneira minuciosa, levando em conta diversos aspectos, objetivos e tendências do mercado, visando escolher o revestimento ideal para suas necessidades, demandas e gostos particulares.
Mas, afinal, como escolher o revestimento certo?
A resposta para essa pergunta é difícil de precisar. Contudo, seguindo algumas dicas, sem dúvida a escolha fica mais fácil.
Confira, então, algumas das melhores dicas para ajudá-lo na escolha pelo piso ideal para seu projeto.
Leve sempre em conta onde o piso será instalado
A primeira dica está relacionada ao local onde será colocado o piso. Saiba que o espaço faz toda a diferença e pode mudar o tipo de piso mais adequado.
Por exemplo, em locais expostos, como quintais e áreas de serviço, é interessante optar por revestimentos mais resistentes, que suportem as intempéries.
Já locais com grande circulação de pessoas, pisos de fácil limpeza e resistentes podem funcionar muito bem.
Para quartos e salas, por outro lado, pisos que dão uma sensação de conforto e aconchego são uma excelente alternativa. Nesse exemplo, pisos laminados podem funcionar perfeitamente, já que o visual amadeirado combina com esses espaços, dando tons requintados e, inclusive, modernos.
Busque tendências no mercado
Procurar tendências e referências é, de fato, uma dica valiosa para escolher o piso ideal para seu projeto.
Isso porque ter como referencial um projeto específico pode ajudá-lo a idealizar como um determinado revestimento ficaria no ambiente que deseja.
Além disso, as referências podem fazer com que você possa encontrar novas opções de materiais, saindo um pouco do senso comum, como azulejos e pisos em cerâmica, por exemplo.
A dica é procurar à vontade fotos e vídeos de obras, reformas e projetos de pisos, de forma a expandir seu leque de opções e dar mais segurança para a tomada de decisão.
Limpeza e manutenção
A escolha do piso ideal passa diretamente pela forma como você deseja limpá-lo e pela sua periodicidade de manutenção.
Alguns modelos requerem mais atenção que outros, o que naturalmente gera um pouco mais de trabalho.
Alguns pisos são mais “autônomos” que outros, exigindo menos cuidados. Por isso, ao escolher o modelo ideal, leve sempre em consideração esses fatores.
Outros aspectos para levar em consideração ao escolher o piso ideal
- Isolamento acústico;
- Resistência e durabilidade;
- Adaptação aos pets;
- Instalação;
- Capacidade antiderrapante.
Agora que você conhece algumas das melhores dicas, sem dúvida você está mais preparado para saber como escolher o piso ideal para seu projeto.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Atenas Decor para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!