O forro de PVC (Policloreto de Vinil) é um dos materiais mais buscados para revestir tetos. Isso se deve, sobretudo, ao excelente custo-benefício que ele oferece, aliado à uma fácil instalação. Por este motivo, corresponde a 62% das aplicações feitas na construção civil, de acordo com dados da Braskem, empresa brasileira do setor de plásticos.
O destaque do PVC no ramo da construção civil também é motivado pelo menor risco ambiental que ele representa. Sendo assim, muitas pessoas estão escolhendo-o na hora de fazer reformas ou construir moradias. Nesse post, você irá conhecer tudo sobre o forro de PVC: como ele é feito, quais os seus modelos e as vantagens de instalá-lo!
Como o forro de PVC é feito?
O forro de PVC é feito a partir de subprodutos do petróleo e do cloro retirado do cloreto de sódio. Devido à sua composição, ele é considerado um material sustentável. Além disso, quando feito para grandes empresas, o PVC é fabricado de acordo com as normas ambientais vigentes.
No entanto, mesmo que tenha petróleo em sua composição, ele não é tido como um material combustível. Mas essa sua propriedade faz com que ele possa ser aquecido e resfriado repetidas vezes. Assim, se adequa aos mais diferentes tipos de locais. Sendo assim, é um material muito versátil para a construção.
Modelos mais comuns no mercado
É possível encontrar o forro de PVC em diferentes modelos e cores. Porém, os preferidos entre consumidores ainda são os amadeirados. Eles podem simular madeiras como a da cerejeira, imbuia, marfim, mogno e pátina. Depois destes, os PVCs mais escolhidos são o light e de forro duplo.
Além dos modelos, os PVCs também contam com diversas formas de acabamento. Entre eles os mais comuns são o acabamento convencional e o do tipo moldura. Mas também há forros que podem ser bem acabados com a emenda rígida ou com junção flexível. Por fim, é possível optar por acabamentos mais simples em “u” e de perfil colonial.
Apesar de estar muito presente dentro das residências, o forro de PVC também incorpora outros ambientes. É escolhido, por exemplo, para estabelecimentos comerciais e indústrias. Além disso, são uma boa opção para instalação em escolas, hospitais, laboratórios, academias e muitos outros locais.
Principais vantagens em usar o forro de PVC
Há inúmeras vantagens em decidir instalar o forro de PVC em sua casa. Entre elas, vale destacar a impermeabilidade que ele oferece. Por este motivo, permite ser utilizado em locais como banheiros sem que seja danificado pela umidade. Essa sua propriedade o faz excelente também para as cidades praianas.
Um dos principais motivos para que construções instalem o forro de PVC é o seu ótimo isolamento acústico e térmico. Isso é uma grande vantagem para criar ambientes mais confortáveis e agradáveis em casa. Ainda, é um material não inflamável, o que significa que previne a propagação de incêndios.
A multifuncionalidade do PVC também é um grande atrativo para construtores. Ele pode ser instalado tanto no teto como nas paredes. Além disso, é um material que se adequa em ambientes internos e externos. Sendo assim, a sua utilização é eficaz em varandas, como também em quartos. Com alguma criatividade, é possível criar efeitos de iluminação incríveis usando-o.
Gostou de tudo o que viu até aqui? Então não deixe de comentar o que achou! Para continuar recebendo conteúdos como este, basta acompanhar as postagens aqui em nosso blog.